5/02/2006

Abril desocupado

"Não quero que esta guerra vire um videogame", diz lá pelas tantas o piloto "interpretado" por Josh Lucas em Stealth. Mas é exatamento isso o que ficou martelando minha cabeça quando abri a gaveta do DVD: que eu acabava de assistir ao mais descerebrado dos jogos eletrônicos. A função toda é completamente nada-a-ver (jato militar ultra-secreto adquire inteligência própria, vejam vocês) e os atores só abrem a boca pra falar bobagem. As cenas de ação, que poderiam salvar alguma coisa, são confusas, mal editadas e não devem empolgar o mais descontrolado dos hiperativos. Ai, ai... nunca pensei que fosse sentir saudade de Top Gun. Nota 2,5.

Difícil de achar mesmo é filme de adolescente legal, honesto. Em seu segundo longa, Os Reis de Dogtown, a diretora Catherine Hardwicke (que não me convenceu muito em Aos Treze) consegue isso brindando o espectador com uma trama simples, mas a que se assiste com prazer. A galerinha ishperrrta dos esportes radicais tem mais motivos pra curtir o filme, inspirado no documentário Dogtown & Z-Boys. Todos, porém, vão acompanhar com gosto o início da febre dos skates. Atores juvenis todos OK: Emile Hirsch (Meninos de Deus) e John Robinson (Elefante) estão à vontade como os skatistas mais talentosos do pedaço. Caricato como nunca, Heath Ledger também segura as pontas no papel do guru falcatrua. Atenção ainda para as participações especiais do loucaço Johnny Knoxville e da rediviva Rebecca De Mornay. Ah, e saca só a trilha sonora: Neil Young, Black Sabbath, Stooges, Deep Purple, Pink Floyd, Cream, Faces, T. Rex, David Bowie, Jimi Hendrix, Alice Cooper, Peter Tosh... Dá pra tirar a imagem e deixar rolando o som numa boa. Nota 8.

Não, não é birra de rio-grandino. Mas Concerto Campestre, drama de época inteiramente filmado na vizinha Pelotas, é mesmo um soretaço! O diretor Lima até começa bem, contando com o apoio de uma impecável cenografia, mas logo caga tudo ao se levar a sério demais. O roteiro e a direção se perdem nas cenas mais decisivas e os atores, coitados, não conseguem acompanhá-los. Péssimos, Leonardo Vieira e Samara Felippo representam como se houvesse um espelho à frente. O véio Abujamra, meio aéreo e com sotaque carregado, acaba tendo seu talento desperdiçado. Já o nosso Lori Nelson, embora com um papel decisivo para o desfecho da trama, também é mal aproveitado e pouco pode fazer com meia dúzia de falas. Mas o que mais me impressionou foi o clímax final com o furacão, que traz uns efeitos dignos dos melhores episódios de Chapolin. Agora, é esperar pelo resultado final de O General e o Negrinho, estrelando... Tarcísio Filho. Aonde fica o banheiro mesmo? Nota 4.

Pedro Almodóvar amadureceu muito sua técnica desde Matador (1986). Mas a crueza do filme segue fresquinha. Banderas novinho e virgem é muito estranho. Os cabelos de todos também. Nota 8.

O Turista Acidental também foi um desses que deixei passar à época e só me apresentaram agora. Geena Davis levou o Oscar, mas é William Hurt quem tem o melhor papel. Até temos boas promessas naquela meia hora de abertura, mas a Geena com aquela simplorice toda, e a musiquinha do John Williams deixa tudo com um verniz hollywoodiano que termina por comprometer a nossa boa vontade para com o filme. Podia ser um clássico, mas fica na História como uma competente comédia dramática. Nota 7,5.

Juan José Campanella é uma das maiores revelações do cinema mundial contemporâneo. Dá pra situar fácil, fácil o argentino entre nomes como Danny Boyle, Fernando Meirelles, M. Night Shyamalan e David Fincher. O Filho da Noiva é um dos meus 50 favoritos, e este O Mesmo Amor, a Mesma Chuva, feito antes mas lançado na esteira do sucesso d'O Filho..., traz uma carga de emoção e inteligência tão linda que chega a doer. O que esse cara consegue fazer pelo gênero "comédia romântica" merece palmas até do papa. Uma quase obra-prima, também estrelada pelos estupendos Ricardo Darín e Ricardo Blanco. Quando chega Clube da Lua por aqui, porra?? Nota 8,5.

Deus sabe o quanto procurei Os Cinco Dedos da Morte (Five Fingers of Death, 1972). Depois que vi o Top Ten do Tarantino no Independent, então, quadriplicou a vontade de conferir um dos maiores cults dos kung-fu movies. Que permanecia inédito em DVD e VHS, pelo menos pra mim, até encontrá-lo largado numa prateleira de ofertas do BIG, por míseros R$ 9,90. Comprei-o-o. É muito legal. Os diálogos são bisonhos, a fotografia capenga, os japas todos uns canastras, mas o charme e o estilo acabam dando um rosto próprio à produção. É uma glória quando o herói descobre o poder da Mão-de-Ferro e usa-o contra os inimigos - exatamente aí que toca aquela sirenezinha de quando a Noiva de Kill Bill reencontrava seus algozes. Muito stáile! Nota 8.

Só conhecia os Irmãos Marx de revistas e documentários na GNT. Considerava o Groucho um gênio da comédia, mas na real todos eles eram umas metralhadoras do humor. O Diabo a Quatro foi o primeiro da filmografia deles que passou lá em casa. Com certeza, outros virão. Nota 9.

Quase perfeito Morangos Silvestres (1957). Os filmes do Bergman são tão bons que parece que ele morreu há eras. Mas não, o sueco véio tá lá, bem vivinho com seus 87 anos, em sua fazenda em Sumollsundsaunzshcer-sei-lá-o-quê. A boa notícia é que vem aí um novo Ingmar, Sarabanda, após 20 anos de reclusão. Tomara que passem no Dunas. Nota 9,5.

Sou fã das antigas de Philip Seymour Hoffman. Foi desse talentosíssimo gordinho de cara quadrada a melhor presença nos três últimos do P.T. Anderson e noutra pá de pequenos filmes legais, sempre coadjuvando astros como Robert De Niro e Edward Norton. Seu primeiro papel de protagonista, como o viúvo viciado em gasolina no ótimo Com Amor Liza, infelizmente passou em brancas nuvens por público e crítica. O amplo reconhecimento de Hoffman finalmente veio este ano com Capote. É filme de Oscar mesmo, com tudo o que isso traz de ruim, mas uma experiência sempre interessante. Ainda mais para nós, jornalistas. Nota 8,5.

Qualquer filme que comece e termine com uma do Sgt. Peppers já merece um lugar no Céu. Não satisfeito "apenas" com isso, O Mundo Segundo Garp (1982) tem bem mais. Como as estréias de Glenn Close e John Lithgow, ambos indicados ao Oscar e marcantes em papéis complexos e ousadíssimos; Robin Williams, também em início de carreira, contido e cativante; e a manutenção do espírito do best-seller de John Irving, uma sátira ao comportamento humano como poucos americanos tiveram culhões de pôr no papel. Um filme injustamente esquecido - tão esquecido que não deu pra achar nenhuma foto pra ilustrar esta crítica. Nota 8,5.

Beijos e Tiros é daqueles que acabam prejudicados por uma overdose de coisas legais. O roteiro do autor-diretor Shane Black é espantoso de tão cool, mas lá pelas tantas a gente se enjoa de tantas piadinhas internas. Não fosse tão prolixo, podia ter chegado a um alcançável 9. Nota 7,5.

Filme de terror pra mim tem que ser sujo, podre, grotesque total. A intenção do gênero não é assustar ou nos causar asco? Pois bem, Jogos Mortais 2 é a mesmíssima coisa que o primeiro: um longo videoclipe de trash metal mauricinho, com câmeras-lentas e aceleradas sempre fora de hora, uma trilha metida a rebelde e a já obrigatória fotografia estourada no verde-musgo com luz fluorescente. Não há preocupação em dar tempo para a platéia se envolver com o esboço de roteiro. Pra variar, o assassino aqui quer dar uma lição de moral nas vítimas seguindo a cartilha de Se7en, pesquisando sobre cada uma delas. É por isso que o filme não machuca ninguém, não incomoda nem faz sofrer. Algumas idéias e imagens são grotescas, mas resultam num catálogo desprovido de tensão ou tesão. Uma única cena isolada traz algo de desagradável, especialmente para os dias atuais: a mina sendo empurrada pra dentro de um poço repleto de seringas usadas. De resto, tão insossamente ruim quanto o original. Nota 4.

Aviso de antemão: quem se aborreceu com as três horas de Além da Linha Vermelha certamente não vai gostar de O Novo Mundo. Ao decidir filmar as desventuras de Pocahontas (!) e o colonialismo americano, Terrence Malick fez mais uma obra estranhamente bela e lírica. São raios de sol vazando pelas árvores, paisagens verdes iluminadas por uma luz divina em meio a escalpelações e índios decapitados, closes em mãos e detalhes de rostos e os indefectíveis momentos de auto-reflexão por meio de poéticas narrações em off. Se há uma palavra para descrever o cinema hippie do sessentão Malick, esta é "sensorial". Seus filmes são orgânicos, vivos, de imagem mesmo, contrapondo paz e inferno, água e fogo, natureza e destruição. Eu, como amo Linha Vermelha, amei muitos pedacinhos deste. Viva Hollywood por ainda bancar extravagâncias como esta! Direto pro Top 10 do ano. Nota 8,5.

Ah, aos curiosos, eis a listinha nada óbvia do Quentin:

1. TRÊS HOMENS EM CONFLITO (Sergio Leone, 1966)
2. ONDE COMEÇA O INFERNO (Howard Hawks, 1959)
3. TAXI DRIVER (Martin Scorsese, 1976)
4. JEJUM DE AMOR (Howard Hawks, 1939)
5. ROLLING THUNDER (John Flynn, 1977)
6. MUITO RISO E MUITA ALEGRIA (Peter Bogdanovich, 1981)
7. FUGINDO DO INFERNO (John Sturges, 1963)
8. CARRIE, A ESTRANHA (Brian De Palma, 1976)
9. COFFY (Jack Hill, 1973)
10. FIVE FINGERS OF DEATH (Chang Cheh, 1972)
11. JOVENS, LOUCOS E REBELDES (Richard Linklater, 1993)

No fone: Rilo Kiley - "My Slumbering Heart"

14 comentários:

Ana Margarites disse...

Poxa, eu fui figurante no Concerto Campestre! :P
E até agora não vi o filme ainda, ehehe.

MOVIEMAD disse...

Jotapê ou Don Perignon???

rapha disse...

Gostei dessa do Rô. O velho e bom acidrigo, ainda vive! Graças!!
Mas Mano quantos finhos viste eim? Turista Acidental é quentíssimo(da Warner, capinha branca) mas 7,5 tá merecido. Abril desinteressado: Esse mês só vi Paradise Now(7), Keeping Mum(6), Citzen kane(?, copo de vinho) e Pássaros, de novo(10)
iiiiiiiiiiiiihhhhhhh

Anônimo disse...

então tu tb tem blog!

tchê, o cinema argentino parece que tá ficando bem bom, eu vi o filho da noiva e é ótimo, ótimo, do mesmo cara q tu comentou aí. dos outros filmes, eu n gostei do jogos mortais 2 tb, faltou sangue. e tu notou que no 1 tem o henry, do lost?

elizabethtown eu gostei tanto... acho que a presença dos engravatados no filme é culpa do tom hanks (vide jerry mccguire q era a mesma dupla cameron/cruise).

é isso, abração, vou te linkar.
ps: e eu tava ouvindo rilo kiley há pouco, como o teu post!

Anônimo disse...

fake megan fox naked, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan foxs tats[/url] megan fox lingerie pics
hardcore kim kardashian, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]free kim kardashian and r jay sex tape[/url] watch ray j and kim kardashian sex video
free taylor swift piano music, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift sheet music crazier[/url] taylor swift guitars
hannah montana tits, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hanna montana plastic canvas[/url] disney hannah montana fm wireless microphone
harry potter and the half blood prince wallpaper, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter the series[/url] watch harry potter and the half blood prince online free
cruises to rio de janero, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]how to find romance on a cruise[/url] how long is a cruise from ireland to new york
justin bieber and family, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber youtube[/url] justin bieber stuff to buy
britney spears workout routine, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]brutney spears naked[/url] britney spears thighs
megan fox barefoot, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]sex chat with megan fox[/url] megan fox black and white

Anônimo disse...

Hello

Watch latest movies for free:
http://www.freemoviez.biz

I highly recommend it

Cheers!

[URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

Anônimo disse...

hey all

I just wanted to introduce myself to everyone!

Can't wait to get to know you all better!

-Marshall

Thanks again!

Anônimo disse...

if you guys exigency to permit [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia sure on the side of generic drugs.
you can throw into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the primary [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] originator on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

Здравствуйте!
Быстро Новобранец год - пора приятных хлопот и подарков. Истина, подарки могут быть оригинальными и не очень... Сколько же придумать оригинального? Снедать опровержение! Подарите себе и родным людям незабываемые впечатления, прекрасную память - запись песни в Вашем исполнении! Студийное качество и большой попытка записи совершенно разных сообразно уровню исполнителей гарантируют привлекательный результат! Такая запись обойдётся Вам всего в 300 гривень!
А ради организаций перевелись шиш лучше, чем порхать сердце своей профессиональной команды. А что ещё так объединяет, сиречь общая, "своя" песня? Закажите корпоративный песнопение вашей организации! Между моих работ в этом направлении - песнь "Мегабанка", Института управления, песнь фанатов харьковского "Металлиста".
Помимо этого я предлагаю особь красивых песен и профессиональных аранжировок ради заказ.

Любой интересующий вопрос Вы можете задать по адресу sba300@mail.ru

Мои контакты

Тел.: +38096 2073225, +38063 4020369 (с 12 накануне 20 часов)
ICQ: 403-800-071
Skype: composerrr

Подробнее на сайте - [url=]bis-studio.org.ua[/url]

С уважением, [url=]Борис Севастьянов[/url]


Новогодняя Акция:
Открытки и конверты с оригинальным, всерьез интеллигентным, Новогодним дизайном.
Рекордно низкие цены.
Доставку сообразно Вашему городу.

Новомодный Год уже проворно, а ведь память в бизнесе, стоит много дороже небольшого кусочка картона.
С уважением, ватага Евромедия [url=]em-card.com.ua[/url]

Anônimo disse...

[url=http://aziatransbud.com.ua/autoservices.html]нужен строительный мусор[/url]

Anônimo disse...

ï»?One technique to get AFL mementos [url=http://www.officialwashingtonredskinsprostore.com/]Ryan Kerrigan Jersey[/url]
to buy online Now[url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Nike Aaron Rodgers Jersey[/url]
we must continue our efforts to bring the Olympic Stadium [url=http://www.newyorkgiantsofficialshop.com/]Eli Manning Child Jersey[/url]
always packed
Baseball however has started out years back That way shops your favorite jersey th[url=http://www.coltsofficialshoponline.com/]Womens Reggie Wayne Jersey[/url]
time plus begins granting your total help to your league m[url=http://www.coltsofficialshoponline.com/]Reggie Wayne Youth Jersey[/url]
sing spending a lot

Anônimo disse...


[url=http://shenenmaoyii.yolasite.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.webnode.cn/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyii.freeblog.hu/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyi.blog.hr/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacens.shutterfly.com/][b]sac longchamp[/b][/url]

Anônimo disse...

top [url=http://australia-casino-pokies.com/]free casino bonus[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]online casino[/url] free no set aside reward at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]easy casino
[/url].

Anônimo disse...


Требуется воспитатель, имеющий педагогическое образование и стаж работы для работы на телефонной линии. Работа на дому для инвалидов в г.Уфа. Звонить по тел. 8-927-30-22-890.
[url=http://mp3lists.ru/][color=#E4F4FE] [/color][/url]