3/07/2006

"Baseados em fatos reais"

Quer ver como é ruim esse Crash? Um bom termômetro é Hotel Ruanda, estrelado pelo mesmo Don Cheadle do grande vencedor do Oscar domingo, e tendo como mote principal (guardadas as devidas proporções) o racismo. O roteirista Terry George mostra atrás das câmeras muita sensibilidade, coesão, verossimilhança. Humanismo. É isso o que falta a Crash e ao "diretor" Paul Haggis, que acham que barulho e gritaria mudam alguma coisa nas nossas vidas. Nota 8.

Não vi todas essas cinebiografias do malfadado Oscar 2006, mas se cada uma tiver um décimo que seja da qualidade de Amadeus (1984) já vou me dar por satisfeito.
Sempre vi esse Milos Forman, mesmo com seus dois Oscar no bolso, como um cineasta muito do subestimado. Mostrando aqui uma das decisões mais subversivamente inteligentes do cinema, o tcheco optou por concentrar as atenções justamente no arquirival de Mozart, pegando a todos na rebarba. Praticamente todas as cenas são ilustradas por peças do compositor, numa aula de como se trabalhar a trilha sonora de um longa-metragem. O resultado é magnífico e leva à reflexão: será que Taylor Hackford sempre escutou os CDs do Ray Charles por livre e espontânea vontade? E Ron Howard, passava suas noites de sábado juvenis vendo lutas de boxe na TV? É isso o que diferencia um diretor de cinema de um mero peão-de-obras: a paixão pela arte. Isso o Forman tem de sobra.
Ah, e olha só o novo projeto do véio: Goya's Ghosts, com uma duplinha de arrepiar: Javier Bardem e Natalie Portman. Vai pro trono ou não vai? Nota 9.



Falando em injustiças... Nota 10.

No fone: The Clash - "Rudie Cant' Fail"

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